Joyas da Terra são as primeiras letras dos nossos nomes, Joana e Yassine, duas pessoas caminhando juntas, que apreciam a vida com todos os seus contornos, buscando formas de viver mais próximas e em harmonia com a Terra.
Para nós a experiência de viver uma vida de simplicidade, numa casa feita por nós com materiais naturais, cultivando a nossa própria comida e cultivando o nosso jardim interior, traz à vida uma energia mágica, onde estamos mais em sintonia connosco próprios e com os outros seres.
Estamos juntos há mais de quinze anos, trabalhando como um casal que se complementa e se harmoniza. Dedicando nossas vidas ao trabalho com a terra, desenvolvemos atividades, cursos e retiros, relacionados com a natureza e ecologia profunda, tendo a Permacultura e o Yoga como base dos princípios que nos orientam.
Estudou Microbiologia no Porto e terminou a universidade em 2005. Depois de ter trabalhado como investigadora ambiental em Itália viajou até ao Peru, onde esteve a trabalhar com crianças na selva da Amazónia. Foi durante essa viagem, que despertou uma forte vontade de viver na Natureza, apoiando essa ligação também nos mais jovens e trabalhando para a regeneração da vida na Terra em comunidade. Regressando a Portugal viveu em várias quintas, com muitas pessoas de diferentes partes do mundo, trabalhando juntas para cultivar a terra e relações humanas harmoniosas. Percebendo os enormes desafios que enfrentamos a nível ecológico mas também social começou a adquirir ferramentas para trabalha-los e completou várias formações das quais se destaca o curso de Design de Permacultura com Max Lindegger (2010), curso de Apicultura Natural com Harald Hafner (2014), Introdução à Agricultura biodinâmica com Dominique Massenot (2019).
Paralelamente ao percurso de regresso à terra foi mantendo presentes as práticas de Yoga e meditação enquanto jovem e que a foram ajudando a enfrentar desafios pessoais e profissionais e de onde podia experienciar grandes benefícios de força e felicidade interior. Encontrando uma grande âncora na meditação Vipassana, desde 2015 começou a aprofundar-se mais no Yoga tendo aprendido com vários professores como Jenny e Igor (Jewel of Yoga) e Luzia e Daniel (Dharmadhatu).
Está também ativamente envolvida com dois coletivos locais fundados por mulheres, Associação Moving Cause (desde 2009) e da Cooperativa Integral Raiz Minhota (desde 2023) onde dá o seu contributo para criar uma sociedade próspera e abundante.
Vive desde 2013 com a sua família nas montanhas do Soajo, no Parque Nacional da Peneda Gerês, em busca de um estilo de vida simples ligado à terra, trabalhando com Yassine na construção e manutenção do seu lugar sagrado e no projeto Joyas da Terra. A educação continua a ter um papel central na sua vida, tanto como mãe como na sua ligação ao trabalho com crianças e adultos no ensino de Yoga e Permacultura.
Estudou osteopatia em Londres, depois de terminar seu bacharelato em 2004 e trabalhar durante algum tempo nessa área decidiu viajar pela América do Sul, onde tomou contacto com comunidades locais que lutavam para ter suas necessidades básicas preenchidas, como água limpa e comida. Naquele momento surgiu a oportunidade de fazer um Curso de Design de Permacultura (PDC) no Equador com a “Rede de Guardianes de Semillas” (http://redsemillas.org) , durante o curso foi encontrando soluções simples e eficazes com um forte impacto para resolver problemas locais.
Voltando a Portugal em 2007, decidiu colocar a Permacultura em prática como indivíduo e como membro da comunidade, envolvido em diferentes experiências coletivas, tendo viajado e vivido em várias zonas do país. Em 2011, enquanto trabalhava na Quinta do Vale da Lama, concluiu seu Diploma de Design em Permacultura através da Associação Britânica (British Permcaulture Association) e tornou-se um dos primeiros professores de Permacultura em Portugal. Desde então tem compartilhado esta ferramenta de pensamento e design através de palestras, workshops e cursos e tem vindo a aprofundar seu interesse e prática com sistemas agroflorestais aprendendo diretamente com pessoas como Ernst Götsh (Algarve, 2011) , e Martin Crawford (Inglaterra, 2015), Namasté e Patrícia Vaz do Brasil (Soajo, 2017), Manel e Miguel (Raíz Nativa, Campo de Geres).
Trabalha em colaboração com a Associação Moving Cause e a Associação Reflorestar Portugal desenvolvendo projetos educativos e regenerativos tanto na vertente ecologica como na vertente social e comunitária.
Desde 2017 tem trabalhado como consultor para vários projetos por todo o país, mas sobretudo no Minho, desenhando sistemas integrados de Permacultura, Hortas, Pomares, Agroflorestas e sistemas de gestão de ,água tanto para indivíduos, coletivos e empresas.
Vive atualmente com a sua família nas montanhas do Parque Nacional da Peneda Gerês, dedicado a ter um estilo de vida simples, ligado à terra e cultivando a paz interior. No seu terreno que adquiriu em 2013, construiu a sua casa e outros abrigos com eco-construção de forma auto-suficiente em termos de água e energia e plantou já vários sistemas agroflorestais, criando um ecossistema produtivo e abundante à sua volta.
Se desejares acompanhar de uma forma mais directa as nossas actividades envia-nos um email.
© Joyas da Terra 2025