AGROFLORESTA

“Agrofloresta é a melhor forma de melhorar a produtividade da terra e o melhor link entre o ambiente e a economia.”     Fatimata Niang Diop, investigadora do Senegal

Agrfloresta com 2 anos

Temos regularmente cursos específicos sobre produção em Sistema agroflorestal que geralmente damos como parte do nosso Curso de Regeneração de Solos. Neste artigo partilhamos algo mais sobre este modelode produção que já há vários anos ganhou lugar de eleição na nossa forma de trabalhar com a terra.

Podemos dizer que o instinto da natureza é criar vida. Onde quer que existam condições para a vida aparecer, ela irá surgir, e irá crescer de forma a criar o ambiente necessário, para que um sistema cada vez mais complexo e interconectado possa emergir. A isto chama-se a sucessão natural e no nosso clima temperado, o seu clímax pode ser observado numa floresta madura. Sabendo como este processo decorre ao longo do tempo, podemos replicá-lo e e acelera-lo para criar florestas que são abundantes, resilientes e produtivas para o ser humano, desta forma o homem pode interagir com o habitat natural como parte integrante dele, cooperando, moldando-o perante as suas necessidades, a isto chamamos agrofloresta.

A ideia de uma agrofloresta é criar um ecossistema diverso e produtivo combinando árvores com arbustos ou outras plantas mais rasteiras que permitam o uso do espaço debaixo das copas. Estas árvores podem ser para produção de frutos, madeira até mesmo como alimento para os animais, enquanto o subosque será usado para produção anual de vegetais, cereais, bagas ou como zona de pastoreio. A produtividade por área irá crescer, porque aumentando a diversidade, usando culturas de árvores mistas, arbustos e ervas, podemos aumentar a quantidade de produtos que retiramos de um dado espaço, criando maior estabilidade na produção e no sistema.

Ao mesmo tempo doenças e pragas estarão mais sob controle dado o número de predadores de insetos que conseguem encontrar abrigo nas árvores. Num ecossitema assim produtivo, desenhamos e planeamos para colocar as árvores e outra culturas em conjunto de acordo com os seus tamanhos, formas e ciclos, para evitar competição e aumentar a relação positiva entre plantas, para que elas trabalhem em conjunto. Por exemplo: se cultivarmos cereais de inverno entre linhas de árvores de fruto, eles irão fazer a maior parte da fotossíntese enquanto as árvores não têm ainda folhas, na altura da Primavera, quando as folhas começam a aparecer nas árvores, os cereais terão atingido o seu estado adulto e estão prontos para amadurecer o grão. Ao mesmo tempo, as culturas de cerais irão fornecer uma cobertura contínua do solo que irá ajudar a prevenir a erosão e evaporação , mantendo a atividade da vida microbiana do solo ativa. A Terra tem 4.6 milhões de anos de evolução, neste tempo criou os modelos mais eficientes e brilhantes para proporcionar vida a todas as criaturas que a habitam - as florestas.

Acreditamos que através de sistemas Agroflorestais, podemos transformar a maneira como produzimos o nosso alimento e como encaramos a vivência no mundo rural e em sociedade, trazendo vitalidade e abundância de volta ao solo e às nossas vidas. Desde que descobrimos o conceito de Agrofloresta que esta tem sido a uma grande paixão e onde temos dedicado mais tempo a aprender, implementar a apoiar o desenvolvimento de modelos que funcionem no nosso clima. Em parceria com a Reflorestar Portugal temos vindo a promover ações de formação e consultoria nesta área.